loader
Interjuris

A Subsecretaria Jurídica da Internationali Negotia busca, por meio de suas simulações, aproximar os estudantes de ensino médio do funcionamento de importantes órgãos judiciários.

Além disso, proporcionam aos participantes a experiência de entender os processos, debates e decisões do universo do Direito. Sempre elegendo temas atuais ou de relevante importância histórica, as simulações jurídicas garantem um rigor de estudo e de aprofundamento em conhecimentos das diversas áreas de Direito. Isso quer dizer que a metodologia de aprendizagem visa trazer os conceitos e paradigmas por vezes complicados do Direito, da Justiça e da Política para uma linguagem acessível e pedagógica.

O principal comitê simulado é o Supremo Tribunal Federal, no qual aqueles que participam possuem a riquíssima oportunidade de personificar Ministros, Procuradores e Advogados e de compreender e debater temas constitucionais de relevância nacional e internacional. Sempre atrelado à ideia de atualidade e de pertinência histórica - o que ajuda bastante o estudante vestibulando - alguns dos temas mais famosos das simulações jurídicas foram: Caso Olga Benário, Foro Privilegiado, União Homoafetiva e Revisão da Lei de Anistia.

Além do fato de poder experienciar estar na pele de um Ministro da Suprema Corte de seu país ou de um importante Advogado; de toda forma, o conhecimento adquirido em alguns dias de simulação jurídica, assim como a melhor compreensão de temas políticos, às vezes inacessíveis no dia a dia escolar, são de muito valor. Quer se deseje ou não seguir carreira jurídica, é uma excelente chance de descobrir!